opinião cidadã


ESPAÇO DEDICADO AO CIDADÃO. Emails, cartas, opiniões, artigos, etc. ESPAÇO ABERTO PARA COMENTÁRIOS E DEBATES. Escreva para: comunicacao@nossailhamaisbela.org.br

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

UM BOM E UM PÉSSIMO EXEMPLO

http://bloglivre.blog.uol.com.br/arch2011-10-02_2011-10-08.html

04/10/2011 UM BOM E UM PÉSSIMO EXEMPLO - Luiz Tadeu

               Em sua edição eletrônica de número 06, do dia 24 de setembro, cuja capa tomo a liberdade de reproduzir, o “Farol de Ilhabela” publicou notícia de que, o Instituto Ilhabela Sustentável encaminhou ao prefeito Antonio Luiz Colucci um  ofício, anexando estudos de um Termo de Referência, sugerindo também que fossem contratados, por meio de licitação,  serviços de consultoria especializados, buscando elaborar o desenvolvimento de um “Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Sustentável Integrado do Município de Ilhabela”.
               O I.I.S. menciona a possibilidade da contratação da Fundação Vanzolini/USP e da Fundação Getúlio Vargas, instituições renomadas integradas por pessoas de notório e inquestionável saber.  Sugere ainda que, os valores que deverão ser gastos nesse planejamento possam ser contemplados na Lei Orçamentária do próximo ano.
                O referido Termo de Referência abrange uma série de questões e problemas de Ilhabela, dentre os quais um diagnóstico da atual situação econômica, social e ambiental, abordando o turismo eventual, turismo de proprietários de imóveis e a construção civil. Faz ainda uma avaliação dos principais indicadores sociais, questões críticas identificadas e a relação entre dinâmica social e dinâmica econômica.
             Este é um exemplo que deveria ser seguido pelos nossos governantes. Chega de rompantes. São Sebastião deveria dar um basta no improviso.  É mais do que evidente que, sem planejamento, o dinheiro vaza para o ralo. É o que acontece aqui.
               Não sei por que a nossa cidade atrai tantas coisas negativas. Parece que o exemplo dado pelo poder público nestes últimos anos se reflete até na iniciativa privada. Esta semana perguntei a um aluno do curso de direito da FASS- Faculdades São Sebastião, como estava o Diretório Acadêmico da sua faculdade. Foi com surpresa que ouvi ele dizer que, após a tentativa de criar um diretório, tendo a Comissão Organizadora inclusive enviado seis ofícios à direção da faculdade, solicitando o cumprimento da legislação, não houve qualquer resposta. Chegaram a ir até ao Ministério Público, obtendo informação de que este era um assunto do MEC e não do MP. Enfim, passados anos da criação do curso de direito da FASS, o corpo discente ainda não tem um órgão que possa representá-lo dentro e fora da faculdade. Sinceramente, não sei qual a intenção da FASS em dificultar que os alunos se organizem. É um péssimo exemplo. Está mais do que na hora de terem o seu Diretório Acadêmico. Talvez seja o caso de buscarem a Justiça. Existem muitos julgados a respeito.
                  A diretoria da FASS certamente deve saber que isto vai dificultar a aprovação do curso de direito pelo MEC.
Escrito por bloglivre às 19h53

Nenhum comentário:

Postar um comentário