opinião cidadã


ESPAÇO DEDICADO AO CIDADÃO. Emails, cartas, opiniões, artigos, etc. ESPAÇO ABERTO PARA COMENTÁRIOS E DEBATES. Escreva para: comunicacao@nossailhamaisbela.org.br

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Respeito e civilidade

Sou morador de São Paulo e proprietário de casa em Ilhabela.
Neste final de semana dos dias 28 e 29 de janeiro foi realizado o evento denominado "Projeto Verão 2012" na praia do Perequê e mais uma vez, contra todo o bom senso, civilidade e respeito aos moradores, proprietários e contribuintes do local foram instaladas potentes caixas de som extremamente próximas a residências.
O volume do som que invadiu minha casa  foi acima de qualquer limite tolerável. Eu e minha família, incluindo crianças pequenas e idosos, fomos submetidos durante todo o dia a esse barulho absurdo, sofrendo desconforto e mal estar dentro de nossa própria casa. Muitas vezes não era possível conversar normalmente, tal o volume  do som. Além do desconforto, a exposição excessiva ao ruído acima de determinado limite causa danos a saúde, como qualquer órgão da área atesta.
Como os responsáveis pelo evento se sentiriam se caixas de som com altíssimo volume fossem colocadas bem próximas as suas casas durante o dia todo?
O grande contra-senso é que, como em qualquer cidade, é papel justamente da prefeitura fiscalizar e combater a poluição sonora e ao invés disso, a Prefeitura Municipal de Ilhabela a promove. A mesma prefeitura que se mostra tão ciente quanto à preservação ambiental (cobrando até uma taxa para isso), que coloca placas na Vila proibindo som alto nos carros, gera e promove a sua poluição sonora.
Não existe lei, normas de nível de ruído na cidade?
Espero que adotem local mais adequado, longe de residências, nos próximos eventos desta natureza  ou será necessário recorrer a outros órgãos competentes para resguardar o direito ao bem estar dentro de nossas casas.

André Jannoni.

Um comentário: