opinião cidadã


ESPAÇO DEDICADO AO CIDADÃO. Emails, cartas, opiniões, artigos, etc. ESPAÇO ABERTO PARA COMENTÁRIOS E DEBATES. Escreva para: comunicacao@nossailhamaisbela.org.br

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Gravidez na adolescência: Uma história real

            Me chamo B.C.A., tenho 16 anos, moro com meus pais, tenho 3 irmãos, meu pai trabalha muito, pouco o vejo, minha mãe fica em casa, é bem presente na minha vida, mas ela é chata, pega muito no meu pé. Quando fiz 14 anos, achava ter ganho minha liberdade, pensava que eu pudesse fazer o que quisesse, e sendo mais velha, com aquele sangue jovem transbordando de hormônios, a mil, ninguém mais ia me encher o saco.
            E assim foi, tinha minha turminha, que quando nos juntávamos éramos invencíveis, íamos a festas, paquerá-vamos, ficava com uns carinhas, era muito legal. Estudo? Que nada, a gente matava aula direto; enfim, adorava essa vida onde eu vivia só pra mim.
            Até que um belo dia, fiquei com um carinha que eu adorei, rolou um super clima, foi um lance muito legal, de nós dois. E aí começou a rolar de tudo, a paixão bateu, era uma loucura, só queria estar com ele; e como minha mãe nunca me ensinou como fazer direito as coisas, ou até me ensinou, mas nem escutei de tanto que ela me enchia o saco, eu segui só a minha vontade de namorar, e muito; fazia uma tabelinha que minha amiga usa e dá certo, pra não engravidar. Achava que minha vida era um arco-íris, como se cada atitude não tivesse uma consequência, e ai é claro, engravidei.
            A primeira pessoa com quem fui falar foi com o meu amor, ele ficou sentido, disse que iríamos passar por essa juntos, mas depois deste dia nunca mais foi a mesma coisa, e ele seguiu a vida dele, como se nada estivesse crescendo dentro de mim.
            Me afastei da escola, e pensava: -“se pudesse voltar no tempo, como eu gostaria de me dedicar aos estudos”; me afastei das minhas amigas, porque eu, grávida, não era mais a mesma; ah se pudesse voltar no tempo, eu teria aproveitado melhor minha liberdade, era só ter usado um pouco a cabeça, era simples, era só eu ter ido a um postinho de saúde, marcado uma consulta grátis com um ginecologista, e ninguém ficaria sabendo que eu tinha ido, assim o postinho perto de casa me daria a pílula certa pra eu tomar, e eu tomaria direitinho, igual o médico teria me ensinado;
            Agora, se eu pudesse gritar: SOCORRO, EU NÃO QUERO SER MÃE, QUERO SER UMA JOVEM, LIVRE, COM ESTUDOS A COMPLETAR, COM GAROTOS PRA PAQUERAR, COM AMIGAS PRA SAIR.  E não ter que aceitar qualquer emprego que surgir, e ter que cuidar de um filho lindo que tem orgulho de ser meu.
Esta é uma história fictícia que se parece com muitas histórias verdadeiras, enviada por Luciana Kern, fisioterapeuta moradora de Ilhabela, sobre o problema da gravidez indesejada na adolescência.

2 comentários:

  1. ameeeiiii d++ muiito lindoo!! mais um juventude perdidaa!

    ResponderExcluir
  2. olaaa me chamo ´´thaymara´´ tenho 16 anos moro em ´´natal (RN)´´
    vou falar um pouco da minha amiga a ´´ana luiza´´
    ela tem apenas 14 anos e teve sua bb ´´ana vitoria´´
    eu creio q ela só perdeu sua juventude por falta de atenção .
    ela mora com os avós eles ñ são prezente na vida dela as tias são umas vagabundas..)
    ela saia voutava a hr q queria e as vezes passa 3 dias fora .
    quando chegava era nos comtando q dormio com um carinha e tal.....
    depois de um tempo o carinha dechou ela mas raza que o chão falo q ela era so um passa tempo e q ele tinha voltado com a namorada´´
    ela choroooo orroresssssss.
    eu e outras 2 amigas sempre ao lado dela . s2
    ela decide ir passar um tempo com a ´´mãe´´ em canpo de santana...
    -- la ela se emvolve com outros carinhas ..
    quando ela volta com um tempo descobre estar gavida ~~o.o~~
    todas nos ficamos em choque.... mas demos concelhos a ela ..
    ela contou pra famiha aceitaro nunha boa..e o pai ñ asumiu pos tinha mulher q ja estava gravida tanbem o.o..

    ela saia normalmente com agente -pra festas baladas paseios etc..-
    chego o tão esperado dia a ´´ana vitoria´´ naisceu s2..
    hj ela esta com 1 mes e 3 semanas..
    e linda :) cheia de saude .... ´´eu´´ ´´helo´´ & ´´stefany´´ ..
    estamos sempre com ela ajudando e apoiando em qualquer escolha :) ..
    vou falar um pouco de mim tanbem :) .
    ja tive 3 namorados ñ deu certo... estou com o 4 namorado ... gosto muinto dele .. e ele quer ser ´´pai´´
    mas eu ñ sou doida de emgravida agora do geito q as coisas são deficil pra todo mundo.. : \
    ele tanbem que morar junto comigo eu ja falei e repito ´´ ñ quero morar com homem´´ pq aparti do moumento q se juntamos com um homem ele se acha nosso dono e eu ñ gosto de reseber ordems.. ñ sei se pensso assim pq sou jovem quando eu amadurecer posso ate mudar de ideia né rsrsrs..
    áh ja ia esquecendo meus pais proibem o nosso namoro por mutivos bobos (motivos: só por coisas q as pessoas falam . e pq ele tem um geitão de mal) kkk~~~ ñ sei ate quando eles vão continuar proibindo mas eu ñ vou dezistir ate agora ele só me fez bem e sou muinto feliz ao lado dele .. ele e do tipo de namorado q faz tudo q eu mandar ... ´´ eu mando nele´´ e ñ emtendo qual o poblema dos meus pais aff,..
    bom gente ja tc d++++ vou descansar os dedinhosssss tchau gente fiquem com deus bjjjjjjjjjj..

    contatto :::::
    facebook: thaymaragabrielas2@gmail.com

    ResponderExcluir